segunda-feira, 9 de abril de 2012

Second Life como uma ferramenta pedagógica.


Second Life como uma ferramenta pedagógica.

Muito tem se falado em algumas alternativas para auxiliar na educação no século XXI. Em meios a tantas inovações tecnológicas, uma tem se destacado ainda muito pouco mas que futuramente pode ser uma ótima alternativa a educação.
Secund Life foi feito com o intuito de um jogador explorar diversos mundos virtuais em 3D, por isso no jogo tradicional existe praias,danceterias,museus e outros ambientes que geralmente uma pessoa normal gostaria de visitar.
Muitos educadores estão vendo esse jogo como uma alternativa perfeita para educação. Quase todo aluno gosta de jogos, então porque não juntar o útil ao agradável , com esse jogo o aluno pode explorar e ficar conhecendo a flora e a fauna de diversos biomas, zonas de guerras e ainda descobrir o porque de toda aquela guerra, museus, pontos turísticos e depois o professor pode pedir para eles fazerem um relatório para mostrar tudo que aprenderam naquele lugar que visitaram. Sem falar que pode se construir um corpo humano em 3D para o AVATAR do aluno passear e conhecer por dentro todo o corpo humano e o que cada órgão realiza, outra coisa pode se construir laboratórios dentro do jogo na qual o AVATAR pode fazer experiências e o aluno aprender química e física dentro do jogo.
Enfim esse seria o jogo que todo educador gostaria de ter para seus alunos, na qual existe muitas alternativas pedagógica, mas por enquanto ainda está bastante longe dessa realidade. Eu ainda não tenho conhecimento de que alguma instituição está montando esse jogo para exclusivamente a área da educação, até porque o governo não tem vontade nenhuma de incentivar as universidades e instituições privadas a desenvolverem alternativas educacionais. Sem falar que mais de 90% dos professores ainda não conhece ou nunca ouviram falar desse jogo. Enfim Secund Life é mais uma de várias ferramentas que poderiam dar um novo rumo a educação brasileira mas por enquanto deve demorar ainda um pouquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário